terça-feira, 24 de março de 2009

E TER FÉ É SER PORTELA, AFINAL....

OS CARNAVALESCOS CONTRATADOS PARA O CARNAVAL 2010 NA PORTELA SÃO;
AMAURI SANTOS E NÃO DUVIDEM ...ALEX OLIVEIRA!!!!

AGORA GENTE É ACREDITAR EM TODAS AS REZAS E ORAR....ORAR....ORAR...

5 comentários:

Unknown disse...

É querida Dorina, nós um dia voltaremos ao nosso merecido lugar, meu sofrido coração de Portelense e Americano precisa de carinho, hehehe...

Helio Luna Jr - Awo ni Orunmila

Andreia disse...

Inacreditável a escolha promovida pela diretoria da Portela ao tempo em que a escola precisa repensar sua expressão artística, denotando tão-somente uma aparência de mudança com trocas de nomes que, por sua experiência, se equivalem, com todo o respeito que merecem os profissionais na sua busca e afirmação. Eles merecem por óbvio suas respectivas chances, apenas não creio que seja num tempo em que se espera da Portela luta por título, em razão de sua ascensão e essa disputa não se estabelece somente com samba-enredo, comunidade e bateria, o que lamento sobremaneira. Surpreende a escolha quando se teve no mercado uma opção pelos competentes e premiados Max Lopes e Rosa Magalhães, sem falar no Paulo Menezes que está de fora do Especial, todos eles sabem lidar com as demandas de escolas de grande torcida e segmentações – Max começou no Salgueiro e fez a Mangueira maravilhosamente bem; Rosa surgiu no Salgueiro e esteve lá em momentos de afirmação da escola e o Menezes fez o melhor desfile do Império Serrano no Grupo Especial nessa década, em 2006. Dispensam adjetivações.
Tampouco encontro fundamento na escolha desses profissionais, porque seus trabalhos foram nas escolas do Grupo RJ, Curicica e Jacarezinho, sem qualquer resultado animador ou trabalho marcante, são iniciantes em trabalho solo. Divulga-se que um deles foi o responsável pelos carros bem resolvidos da Portela em 2008, mas também não é crível que não tenham sido concebidos pelo carnavalesco de então, senão o que teria ele produzido em seu trabalho? Somente figurinos, já que o enredo me pareceu escolhido pela diretoria!!! O outro carnavalesco surgiu como rei momo e tem em seu currículo formação em arquitetura. Bem, e o que isso tem a ver com artes plásticas e cultura de carnaval? Estrutura de alegoria também a Portela não necessita mais, porque a passagem do Paulinho do Ouro lá em 2006 resolveu a quebradeira. Podem ser excelentes executores de propostas (o Amauri por ex trabalhou com o Lage), mas concepção artística é outra conversa e constitui o entrave ao campeonato da gloriosa Portela.

Andreia disse...

Não era hora de aposta, mas de experiência. Veja-se que há notícia de que a ala de baianas da escola de Curicica, assinada por um dos carnavalescos, ostentava a foto do rosto da matriarca falecida num enredo sobre o carioca. Merecimentos à parte, tem-se no mínimo uma representação por literalidade, recurso que teve seu auge na segunda metade da década de 90 (Mauro Quintaes!) e que os carnavalescos que passaram recentemente pela Portela reeditam à exaustão nas fantasias e adornos como se fossem legendas para uma leitura de enredo. Nada mais equivocado, ao que se soma ao uso de cores em setores que não se coadunam à idéia exposta, quebra de linguagem entre eles, poucos elementos e cores de coesão e se tem extraído dos desfiles da escola pouca inteireza ou maturidade artística, suavizada pela plenitude que a história da Portela por si só produz. Entretanto, o que seria uma proposta em reverso? Não duvido da dedicação e do profissionalismo dos contratados, mas acho que a Portela precisaria neste momento de um nome à sua altura. Militância nessa seara, Dorina, seria mais indicado do que oração.

Marcia disse...

Eu acho que a Portela fica tentando lançar novos carnavalescos e nem sei se é bom para vencer tem que ser gente que sabe, mas que podia ser melhor, isso podia eu acho. A Portela merece conseguir vencer na sapucai. Acho que você está certa falta uma maturidade artistica.

Patricia Alencar disse...

Nós portelenses sofremos muito todo ano parece que vai dar. Enfim, passei para dar os parabéns pelo blog está ótimo um lugar para acompanhar essas discussões. Andreia você diz o que precisa ser dito, demais.